Decorar bolos: Dicas valiosas para acertar na decoração

Os bolos, sem dúvida alguma, são alimentos muito saborosos principalmente quando feitos com bastante carinho e dedicação. No entanto, é importante mencionar que nem sempre o processo de decorar bolos é fácil, por isso aproveite para conhecer agora algumas dicas sobre como montar o seu bolo da maneira certa.

Para deixar o seu bolo com um aspecto profissional e impressionante não é um processo tão difícil como muitas pessoas pensam.

Com algumas técnicas simples e fáceis certamente você poderá decorar um bolo tão bom quanto os de especialistas no conforto da sua própria cozinha, mas para isso você vai precisar seguir as dicas que daremos a seguir.

Confira!

Melhores dicas para decorar bolos

Preparação

Muitas pessoas têm dificuldade para realizar uma decoração que seja bonita e saborosa ao mesmo tempo.

Nesses momentos o importante é levar em consideração que bolos com o topo plano são os mais fáceis e melhores de serem decorados e, portanto, permitem explorar diversas ideias para decorar bolos.

Caso seja preciso nivelar o bolo com uma pequena coroa, o mais indicado é colocar um prato em cima dela para apoiar.

No entanto, para essa tática dar certo, você deve aplica-la logo depois do bolo ser retirado no forno.

Uma boa dica antes de partir para o processo de decorar bolos é forrar a forma com uma toalha de papel manteiga, pois ela vai garantir que o bolo saia da fôrma com mais facilidade.

·         Decoração

A parte da decoração com certeza é a mais divertida e também a que dá mais trabalho.

Caso queira utilizar nozes para decorar bolos ou até mesmo coco nas partes laterais, é preciso que você apoie a massa sobre uma fôrma antes de aplicar a decoração.

Faça a inserção dos itens de decoração com delicadeza para que o resultado final saia conforme o esperado.

·         Como fazer o glacê

Para dar o toque final na decoração do bolo é imprescindível que seja aplicado algum tipo de glacê, pois este acabamento dá um aspecto diferente à massa, além deixa-la bem mais vistosa para ser saboreada.

Dentre os tipos mais fáceis de fazer, mas que apresentam um resultado surpreendente deve ser destacado:

  • Picos: para fazer esse glacê será preciso ter uma colher a disposição. Com o acessório em mãos, basta pressioná-lo com o lado liso da colher voltado para baixo sobre a cobertura que em seguida deve ser puxado para cima. Repita esse processo por todas as partes até finalizar.
  • Ziguezagues: esse tipo deverá ser realizado com a ajuda de uma colher. Quando comparado com o glacê do tipo picos, sem dúvida, esse é muito fácil de realizar visto que apenas exige que o preparador percorra a cobertura com o garfo para formar um movimento ondulado.

Essas são apenas algumas ideias de glacês bem simples de serem realizado para decorar bolos.

Agora se você não é fã de glacê e prefere utilizar outra opção para decorar o seu bolo, então você pode optar pela decoração com pasta americana, ou então com granulado, enfim, existe uma infinidade de opções para decorar bolos que você pode usar.

Se quiser aprender como decorar um bolo para ficar com a sua cara, recomendo que leia o artigo 7 dicas para decorar bolos: Bolos Confeitado passo a passo.

Por meio dessas dicas para decorar bolos, com certeza você não só vai deixar o bolo com uma aparência bonita e atraente, como também o deixará incrivelmente saboroso.